segunda-feira, 24 de outubro de 2016


Como vocês sabem, eu cresci entre os Açores e o Minho, por isso nunca tive  grande noção dos regionalismos de cada lado, porque em minha casa mistura-se o melhor dos dois mundos, para mim as maiores diferenças eram trocar os vs pelos bs e a minha avó dos Açores dizer "Adeus minha neta" em vez de "Olá minha neta".

Pois bem, foi preciso chegar a Aveiro para descobrir que algumas diferenças, e que certas coisas não são ditas dos dois lados, e até mesmo mais a sul, especificamente, em Aveiro.

Então, no outro dia, lá estava eu com o pessoal aqui de Aveiro (só boa gente da Albergaria), e, pelo meio da conversa surgiu a expressão rancho de filhos. O pessoal ficou estupefacto, e perguntaram o que era afinal, um rancho de filhos, porque se fosse o que estavam a pensar que era, era muito macabro, e a minha pessoa lá explicou que eram muitos filhos. O que para mim é óbvio e eu julgava que era uma expressão que se usava em todo o lado.

Aí vi a cara de alívio deles, que pensavam que estava a falar de rancho como se fosse outra coisa...

Resultado de imagem para rancho comida

Exatamente.
Rancho de filhos.
Compreendo a aflição deles.
Depois rimo-nos um bocado por causa disso e seguimos com as nossas vidas.

 Na praxe também temos momentos engraçados com palavras que não se dizem aqui no continente, e que se dizem nos Açores (eu ainda dava exemplos, mas isso ainda ia dar mau resultado, então vou deixar-vos na ignorância durante uns tempinhos). Eu parto me a rir (por dentro, claro). 

Só digo esta, uma mopa é uma esfregona.

Aveiro é uma terra de muita aprendizagem.

Kiss and hug,
Laura

1 comentário:

  1. Se já há imensas diferenças em termos de vocabulário entre Norte e Sul do país, imagino as que haverá com as ilhas! Até se torna engraçado trocar esse tipo de ideias eheh
    Ainda bem que estás a gostar de Aveiro! Estou cá a estudar há três anos e também adoro :)
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar

A minha foto
19 | Açoriana que cresceu em Viana do Castelo | Hufflepuff | Estudante de Marketing em Aveiro

Arquivo do blogue